Diario de bordo - Gisele Lima

Professora de séries iniciais. Licenciada em Pedagogia. Atualmente trabalho com uma 2ª série no turno da tarde e com alfabetização de cegos no turno da manhã. Participo do grupo da Rede Sul de Educadores Freinet/Peloras RS. Este é um espaço de registo da minha trajetória no CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM”

sexta-feira, julho 21, 2006

Comentando "Perguntas Inteligentes? O que é isso?"

Pensado em 18/07
Perguntas Inteligentes: O que é isso?

Quando o texto fala sobre a relação da metodologia adotada pelo professor e o modo como ele compreende a aprendizagem, na mesmo momento lembrei de um artigo de Antônio Nova que se encontra no livro A pesquisa em educação e a transformação do conhecimento de Ivani Fazenda, intitulado “Dez-me como ensinas, diz-te-ei quem és e vice-vers. Vale a pena ler, ele faz um mapeamento global da trajetória do ser professor e nos faz refletir como nos tornamos tornou o professor que somos hoje

Mediar aprendizagem – A proposta de PA me remete a Freinet a todo o instante, o professor como uma pessoa que vai orientar o seu aluno a encontrar respostas para suas inquietações, a constante preocupação dele em tornar a sala de aula um espaço aprendizagem significativa e prazerosa, os conteúdos eram desenvolvidos por dentro das atividades que eles escoliam desenvolver. Claro que penso estas relações considerando o tempo de cada um, mas também penso que apesar de tempos tão distantes ainda hoje encontramos as mesmas dificuldade dele nas nossas escola públicas.

Refletindo algumas questões
“Os alunos não se destacam por serem alunos questionadores, costumam seguir passo a passo as instruções Que recebem do professor...”
Outro prisma: Nós é que muitas vezes não entendemos seu modo de questionar, se realmente os alunos fossem assim, seguissem as instruções do professor, não teríamos por exemplo problemas de disciplina na sala de aula, o que vejo a todo o momento são alunos questionando nossas práticas, clamando por mudanças, só que isto é feito do modo como eles sabem, pois não foi lhes apresentado outro modo de dizer que o que está posto não serve para eles.

“Os alunos desistem diante de pequenas dificuldades. Porque enfrentariam as dificuldades que podem aparecer em um projeto? Por medo da reprovação?”
Outro prisma: Fico me perguntando se eles realmente desistem, se olharmos os altos índices de reprovação, por exemplo nas séries estratégicas 1ª e 5ª série do Ensino Fundamental e que muitas das crianças reprovadas permanecem nelas 2, 3 ou mais anos seguido antes de se evadirem ou serem finalmente aprovados para a série seguinte, não creio que possamos dizer que são alunos que desistem diante de pequenas dificuldades, principalmente porque quando tecemos estas criticas nos referimos justamente a estas crianças que citei a cima.

Considerações no que se refere a “...duas qualidades quase antagônicas...” O professor par realizar este trabalho precisa se lançar em um proposta de professor pesquisador de seu espaço de sala de aula, necessita ter uma postura como nos ensinou Freire de ação- reflexão -ação com o seu fazer pedagógico. Necessita fazer registros constantes do que circula em sua sala de aula das falas e ações de seus alunos. Em uma turma de alfabetização, no ano de 2004, no 2ª dia de aula, uma aluna chegou perto de mim e perguntou “Professora quando a senhora vai nos ensinar as letras, eu vim aqui para aprender a ler e escrever?” A sala estava com vários materiais de leitura, eu tinha contado história, cantado, desenhado e brincado eles tinham recebido seus crachás mas ainda não tinhas trabalhado com eles. Essa turma não teve pré-escola e na sua maioria tinham 6 anos e não diferenciavam letra, número e desenho. Esta foi apenas uma das muitas perguntas inteligentes que guiaram o meu trabalho naquele ano. Devolvi para ela a pergunta “por que tu acha que nós não estamos lendo e escrevendo?”, a partir daí teve várias reflexões sobre a língua escrita, bom este é só um exemplo. Este ano tenho um aluno levou um casulo para sala de aula o interesse foi geral muitas perguntas surgiram e fomos para pesquisa.