TAREFAS E REFLEXÕES
Felizmente até onde sei continuo com as atividades em dia. Postei a auto avaliação do PA. Neste trabalho em grupo a distância, o que mais me inquietou e de certa forma continua me inquietando é a dificuldade de interação com o meu grupo, como superá-la diante da diversidade de compromissos que temos e das dificuldades tecnológicas encontradas pelas colegas no decorrer do trabalho. Neste ponto tento me colocar no lugar do mediador, pois este curso tem por objetivo formar multiplicadores que atuaram como mediadores na construção de conhecimento tecnológico de outros professores. Fico indagando como fazer para que o curistas se organize e refleta sobre o uso de seu tempo de forma a dar conta das atividades e principalmente sobre a importância da investir em sua formação, como ajudá-los a solucionar eventuais problemas tecnológicos.
Bem falando de outras disciplinas:
PROA 7 – O filme Cidade acessível é de uma profundidade que foi difícil escrever a reflexão, faz com que a gente se coloque no lugar do outro sem necessariamente ser portador de alguma necessidade especial, considerando os nossos conceitos. O filme muda os paradigmas da sociedade, e organiza a mesma tendo como prioridades aqueles que são por nós considerados deficientes em algum aspecto físico. Mas quando tratamos de inclusão não podemos esquecer dos que são excluido por serem intelectualmente diferentes de nós, e estes não foram incluídos também nesta Cidade acessível.
PROA 3 – esta disciplina me conquistou de forma muito especial, esta semana me organizei para fazer a experiência de Piaget conforme atividade solicitada pela professora Iris. Semana que vem escrevo aqui minhas observações. Comecei a ler o livro “Essas crianças que não aprendem”, indicado pela professora Iris, depois postarei alguns comentários no blog.
Lida rápida no texto “Repensando as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender” de José Armando Valente, onde ele levanta a importância da qualidade da ação e da interação do sujeito com o objeto de conhecimento para que ocorra transformação nos esquemas mentais e uma efetiva construção do conhecimento, de conceitos. Levanta também a importância do auxílio de um sujeito mais experiente para facilitar o processamento da informação e da sua organização. O texto permite uma boa reflexão sobre o trabalho com projetos em sala de aula.
Hoje iniciei a atividade integrada de avaliação do mapa conceitual do PA, postei as minhas considerações, esta é mais uma caminhada em direção a superação do problema do meu grupo, a interação. Esta atividade deve ser desenvolvida de modo que nós possamos trocar idéias sobre o mapa conceitual e construir uma nova versão do mapa. Vamos ver se desta vez dá certo.
3 Comments:
Gisele
Obrigada pelo apoio.
Estou tocando o trabalho, mas o tempo ainda é curto, tenho medo de não conseguir, resolvi fazer uma divisão do horário, pois se bobear fecho às horas de curso e não concluio as propostas.
O novo PA é sobre CANHOTO, espia, emite tua opinião.
Beijos!
Ana Lacau
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Oi Gisele
Achei teu blog :)
Tb tenho um , faz uns 4 anos :).
Andei visitando os teus espaços hoje e estou precisando saber sobre a página do wiki da escola. A que está lá no PBwiki da turma 4 não contém nada.
Ficamos em contato!
abraço e bom fim de semana!
Suzana Gutierrez
http://www.gutierrez.pro.br/
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