Diario de bordo - Gisele Lima

Professora de séries iniciais. Licenciada em Pedagogia. Atualmente trabalho com uma 2ª série no turno da tarde e com alfabetização de cegos no turno da manhã. Participo do grupo da Rede Sul de Educadores Freinet/Peloras RS. Este é um espaço de registo da minha trajetória no CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM “TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM”

sábado, julho 22, 2006

Notícias do 6º PODER ESCOLAR

6º PODER ESCOLAR: O evento estava maravilhoso, as palestras eram excelentes, um espaço de formação inestimável para o nosso município, muitos professores apresentaram trabalhos de sucesso desenvolvido em sala de aula. Apresentei dois trabalhos desenvolvido com os meus alunos no ano passado, um de troca de correspondência interescolar ue culminou com viajem a Capão da Canoa e o outro envolveu o contato com poesias e poetas, expressão artística (desenho e dramatização), e culminou com a edição de um livro de poemas escritos e ilustrados pelos alunos. O ponto alto destes trabalhos, para mim, é que foi desenvolvido em uma escola de periferia com alunos considerados de difícil trato e com vários problemas de relacionamento. (no fundo da foto está o painel de poesias e desenhos que deram origem ao livro).

MOMENTO MARCANTE NO 6º PODER ESCOLAR:Ontem tive a oportunidade de assistir uma conferência com José Pacheco da Escola da Ponte, adorei, a conferência de certa forma iniciou assim “vamos as perguntas o que vocês querem saber?”, foram momentos dialogados, foi a conferência que teve mais atenção de todos os presentes, ela ocorreu da 9:00h até aproximadamente 11:30h como teatro Guarani cheio.
Acredito que agora tenho um entendimento bem melhor do que seja o trabalho com PA e ampliei os meus pensamentos sobre perguntas inteligentes. Quando ele citou Freinet como um dos teórico que fez parte de sua tragetória de formação profissional de forma positiva, percebi que as relações que tenho feito desde o inicio das leituras referente a este curso não estão longes do que seja a propósta de trabalho com PA.
Percebo que o trabalho com PA é muito mais que uma prática de sala de aula, ele faz parte de uma postura pedagógica que vai além da construção do conhecimento, não é apenas romper com o tradicional, tornar as aulas interessantes, mudar algumas práticas, ele passa pela formação da pessoa, pela humanização da educação que Freire tanto nos fala, pela formação de sujeitos éticos. (Daniel e Mariângela, por favor se estiver errada me corrijam acredito que só cresço quando consigo trocar idéias com alguém).




2 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Gisele,vamos marcar um chat para falarmos on-line? Eu queria enviar o e-mail que transcrevo abaixo para todos os participantes da turma 3. Não consigo pois a lista da turma 3 não está disponível.
Se gostares da idéia envie-o para quem conheces.
Um abraço

-----------------------------------
Bom dia a todos

Meu nome é Teresinha Bernardete Motter, gosto de ser chamada de Bernardete, sou da turma 3. Estou estudando wiki hoje, penso ser bem mais complexa que o blog.
No meu blog coloquei tudo o que acho interessante em termos de recursos. Albúm de fotos, chat, vários links importantes para mim.
Quando ontem coloquei "recados", me deu uma tristeza, pois pensei " Para que todos esses recursos se o mais importante que é a interação, a comunicação com meus colegas, está acontecendo pouco".
Vejo por mim, estamos entrando na quarta semana de trabalho a distância, temos muitas tarefas, o tempo dedicado a visitar os blogs e wiki das colegas fica a desejar.
Gostaria de sugerir que encontremos alguma forma mais efetiva de trocarmos experiência, assim entre nós,além , naturalmente dos fóruns específicos.
Quem sabe poderemos marcar um chat, não sei se pelo e-proinfo é possível, há outras formas tb.
Nele poderemos trocar experiências em "tempo real", aprender juntos, o que acham?
Se concordarem, avisem-me, com a ajuda da professora Iris marcaremos um chat.

Aguardo
Um abraço
Bernardete

23 julho, 2006 14:42  
Blogger Ana Lacau said...

Vamos combinar um chat, claro.
Beijos!

24 julho, 2006 20:40  

Postar um comentário

<< Home